As auditorias internas fornecem uma série de serviços importantes para a gestão de uma empresa. Entre elas estão a detecção e prevenção de fraudes, testes de controle interno e verificação dos processos internos e regulamentações exigidas para o funcionamento do negócio. Estabelecer uma auditoria interna regularmente evita desperdício de recursos ou multas governamentais, oferecendo um caminho importante para firmar a credibilidade de uma empresa no mercado, garantindo o seu crescimento.

Para entender melhor alguns dos pontos que justificam a realização de uma auditoria, como a que foi sucedida pela Controlflex em agosto, confira os principais processos que são avaliados:

Fraudes

Empresas perdem milhões de reais todos os anos por conta de roubos e desvios de empregados. Tipos de fraude cometidos por funcionários incluem subornos de clientes, adulteração de valores, roubo de receitas e uso indevido de cartões de crédito da empresa, além de pagamentos e transações impróprias.

Muitos proprietários de empresas podem acreditar que não têm tamanho para criar uma política de auditoria interna ou realizar auditorias para combater esses problemas. No entanto, mesmo com uma pequena equipe, uma empresa pode criar um programa para monitorar os funcionários e seu comportamento. Uma política anunciada de auditoria interna para transações financeiras pode inibir um empregado mau intencionado e que pensa em utilizar indevidamente os recursos da empresa.

Monitoramento de controles internos

Uma política de auditoria interna formal também executa outras tarefas além de detectar fraudes. Examinar as políticas e procedimentos regularmente garante que a empresa minimize sua exposição à falhas e outras questões que são prejudiciais ao exercício do trabalho.

Concessão de crédito aos clientes é um dos itens que são examinados para garantir a prevenção de perdas. Se você definiu uma política sobre concessão de crédito, uma auditoria interna irá verificar o cumprimento dessa política. Uma política de crédito elaborada com a intenção de reduzir a inadimplência não funciona se não for seguida rigorosamente.

Auditoria operacional

Auditorias operacionais examinam as práticas de uma empresa. Nesse ponto é preciso avaliar se o seu negócio funciona com a máxima eficiência. Operações ineficazes aumentam o desgaste sem adicionar lucro. Uma auditoria operacional pode revelar essas ineficiências ou encontrar burocracias desnecessárias.

O seu negócio segue regulamentos? Descobrir que sua empresa não cumpre com regulamentações industriais ou governamentais pode acarretar em multas ou outras ações legais.

Inserida num mercado competitivo, a Controlflex se diferencia por valorizar seus colaboradores, investir em pesquisa e novas tecnologias, bem como pela melhoria contínua de seus processos por meio da implantação de um sistema de qualidade, com o objetivo de fornecer os melhores cabos de comando para o mercado brasileiro.