Uma estratégia de logística eficiente é fundamental para qualquer empresa que deseja garantir a saúde da organização em tempos de crise e superar o pessimismo do mercado. Uma estratégia eficiente mantém o nível da qualidade do serviço, não importando o que quer que aconteça em outros departamentos da organização. A necessidade de acompanhar a logística é ainda maior para empresas que possuem estruturas mais complexas, com uma cadeia extensa de produtos, ou com linhas específicas de itens voltadas para regiões específicas e perfis de clientes de nicho.

Qual é exatamente o principal fator a ser considerado na efetividade da logística? Será que é importante gastar mais tempo em identificar aperfeiçoamentos na estrutura, de maneira a aumentar a velocidade da produção? O objetivo deve ser minimizar custos? Qual tática é a certa para o seu negócio e em quais circunstâncias?

A melhor solução para profissionais que desejam desenvolver uma estratégia de logística eficiente é na verdade a mais simples, mas frequentemente subestimada e pouco executada. Empresas novas ou aquelas com mais tempo no mercado devem tomar um tempo para entender de fato a essência do planejamento das vendas e das operações. Muitas vezes empresas acreditam que estão fazendo isso corretamente, mas apenas estão seguindo um cronograma que teoricamente funciona e é empregado desde sempre, sem ser questionado ou atualizado.

A estratégia de logística básica reside em reunir todas as funções primárias da empresa (vendas, marketing, gestão de produtos, fabricação, armazenamento, finanças e transporte) para revisar, discutir e organizar as atividades corporativas. Todos esses departamentos são impactados diretamente pelas atividades regulares da empresa, portanto, todos os responsáveis de cada área devem estar presentes em reuniões regulares, a fim de entender melhor os procedimentos necessários em cada departamento.

O encontro entre os responsáveis de cada setor deve ser tão prático quanto frequente. Todos devem acessar de maneira simples os objetivos e relatórios de acompanhamento regularmente. As reuniões de alinhamento devem ser curtas e com uma abordagem que seja voltada à cooperação, evitando confrontos desnecessários.

unidade de negócio OEM da Controlflex atua na fabricação industrial voltada para projetos de cabos de acionamento mecânico. A Controlflex fornece desenvolvimento de cabos especiais e definidos conforme necessidade. Sua capacidade de fabricação hoje se destaca como uma das maiores do mercado no país, inserida nos segmentos: agrícola, motociclístico, automotivo leve e pesado.

Com Camcode