Com um mercado consumidor que continua a crescer e mão de obra cada vez mais qualificada, montadoras de todas as linhas investem cada vez mais no país.

É inegável que quando uma marca, seja qual for seu mercado, anuncia que vai abrir uma fábrica no país tanto a população quanto o governo sintam que o investimento pode render frutos a eles. Ainda assim, os por quês da construção de um parque fabril por aqui vão muito além do mercado, passando pelas altas taxas de importação e pelos benefícios que o país oferece, tais como isenção fiscal e facilidade de logística para outros mercados.

O alvoroço causado com o anúncio de uma nova fábrica tem a ver com as expectativas que ela gera, visto que se espera que esse investimento renda um preço mais baixo ao consumidor – já que ele deixa de pagar os impostos de importação – e a geração de trabalho – mesmo que a empresa traga vários profissionais para cargos mais altos, os operários e boa parte dos escritórios precisa ter necessariamente funcionários brasileiros.

Após essa análise, apresentamos onde estão concentradas as montadoras de cada linha do mercado:

Agrícola

A concentração das montadoras reflete muito bem a capacidade de produção dos estados em que estão inseridas. Os estados do sul do país, assim como São Paulo, Minas Gerais e Goiás possuem um mercado consumidor interno, podendo assim comprar o maquinário que é produzido ali mesmo. Outro fator importante é a proximidade com outros mercados interessantes, como Argentina e Uruguai.

AGRÍCOLA

Automotivo Leve

As fábricas estão espalhadas por todo o Brasil, estando presentes nas cinco regiões do país. A desconcentração em uma única região se deve principalmente ao grande poder de barganhar que as marcas possuem, podendo negociar com diversos estados até encontrarem a melhor proposta, e à estratégia que cada uma tem.

AUTOMOTIVO LEVE

Automotivo Pesado

Concentradas em uma faixa mais ao leste do país, que vai do Paraná à Bahia, as montadoras estão focadas em seus grandes clientes, que em sua maioria optam por ficar nos grandes centros para atender, consequentemente, os clientes deles.

AUTOMOTIVO PESADO

Construção Civil

As montadoras focadas nesse mercado procuraram construir seus parques fabris nos estados onde se encontram as grandes construtoras e empreiteiras do país, seus clientes mais importantes.

CONSTRUÇÃO

Motos

A concentração das plantas no estado do Amazonas tem uma explicação bem simples. O SUFRAMA garante às montadoras uma redução significativa de impostos se elas se instalarem na Zona Franca de Manaus. Por isso todas se encontram praticamente no mesmo lugar.

MOTO