A divisão OEM da Controlflex é uma das empresas líderes na fabricação industrial voltada para soluções em desempenho de sistemas e cabos de acionamento mecânico. A empresa abrange diferentes segmentos; entre eles, motopeças, automotivo e agrícola.

Muitos dos cabos que a empresa possui em seu catálogo são frutos de investimentos constantes em novas tecnologias, atendendo inclusive à demanda das montadoras no sistema de produção just-in-time. A Controlflex se preocupa também com a gestão da qualidade de seu processo produtivo, possuindo as certificações de qualidade conforme as normas NBR ISO 9001:2008 e TS 16949:2009.

Nessa primeira parte do artigo sobre cabos de comando, você vai conferir alguns dos produtos da Controlflex que estão presentes em quase todas as montadoras do Brasil:

Cabos de tração e compressão (push-pull)

Os cabos de tração e compressão (Push-Pull) são cabos flexíveis para comando mecânico que têm como principal característica a transmissão de esforços tanto de tração como de compressão nos acionamentos de comando à distância, produzidos com o mais alto padrão em matéria-prima e tecnologia apresentando resistência e flexibilidade com baixo coeficiente de atrito, o que permite um acionamento suave e preciso.

Aplicações: máquinas agrícolas, máquinas de construção civil, automotivos pesados, leves, entre outros.

  • Acionamento e controle de válvulas
  • Comando do acelerador
  • Controle de direção
  • Seleção e engate da transmissão
  • Outros acionamentos

Cabos de ajuste fino (push -pull )

São cabos flexíveis para comando mecânico de tração e compressão. Apresentam como principal característica o ajuste preciso de movimento, utilizados como exemplo, no ajuste da rotação de um motor.

Cabos de trava segura (push-pull)

São cabos flexíveis para comando mecânico de tração e compressão que permitem, além do livre acionamento, o seu travamento na posição desejada, bastando para isso girar o botão aproximadamente 45º à direita ou esquerda e quando recolocado em sua posição original, o cabo é destravado.

Conjunto para acionamento de comandos direcionais

Os sistemas para acionamento de comandos direcionais são sistemas compostos por uma caixa de comando e um cabo de tração e compressão. Tem como principal característica o acionamento dos comandos direcionais, atuando diretamente no spool do comando, permitindo alterar a direção do fluxo de óleo, saídas em A, em B e float. Estão disponíveis com alavanca reta ou inclinada em 40º, produzidos com o mais alto padrão em matéria-prima e tecnologia. Para mais detalhes sobre o cabo utilizado neste sistema consultar o catálogo de cabos Push-Pull série 40.

Aplicações: máquinas agrícolas, máquinas de construção civil, automotivos pesados, leves, entre outros. Acionamento e controle de válvulas (controle remoto).