Se perguntarem a você quais são os principais valores que contribuem para o sucesso do comércio de sua empresa, o que você diria? Em qualquer mercado existem princípios que são valorizados por empresas e clientes, e essa percepção não é diferente no segmento de autopeças.

Independentemente do setor, empresas devem entender exatamente todas as características do seu negócio, desde os desafios de fornecedores às solicitações de clientes. Na teoria, muitas decisões empresariais são tomadas com base em inúmeros fatores, no entanto, na prática, podemos elencar algumas características principais que são mais valorizadas no comércio de autopeças:

Preço

Virtualmente todo mundo gosta de um bom preço. Seja o fornecedor em busca de matérias primas, o distribuidor de autopeças ou até mesmo o consumidor final, o fato é que o custo é um dos principais fatores que influenciam na hora da compra. A comparação entre a concorrência é inevitável, portanto, a estratégia mais sensata é procurar por valores compatíveis com o mercado e por empresas que apresentam consistência na qualidade de suas peças e atendimento.

Confiança

A confiança pode ser interpretada de diversas maneiras. Dependendo do setor, a confiança pode ser percebida como a capacidade de atender às diferentes demandas, ou entregar itens com qualidades exclusivas. A gestão consistente de uma empresa é um dos valores que são vistos como diferencial, permitindo que a relação entre fornecedores e o comércio de autopeças se sustente apesar das incertezas do mercado.

Prazo

A habilidade para entregar remessas e itens dentro do prazo estipulado passou a ser um fator chave para o comércio de autopeças. Empresas dependem muito da agilidade com que conseguem atender seus clientes. Dependendo da urgência, clientes vão procurar por empresas que conseguem fornecer peças em menor tempo, apesar do preço ser maior em comparação com outras empresas.

Variedade de produtos

Podemos afirmar que a conveniência é um grande trunfo para empresas que buscam um único fornecedor para adquirir todas as peças que precisam. Um exemplo claro é o segmento de cabos de comando: a disponibilidade ofertada por um fornecedor para fabricar cabos sob medida para diferentes aplicações no setor agrícola, automotivo ou motociclístico, é um diferencial, pois dessa forma a empresa consegue unificar as demandas com um só fornecedor e facilitar a gestão.

A Controlflex é uma empresa especializada em fabricação de cabos de acionamento mecânico para os setores automotivo, agrícola, motociclístico e de construção civil. Conheça as soluções em cabos da Controlflex.