Um dos papéis fundamentais de um vendedor é sempre estar pronto para responder a todas as questões levantadas por um cliente. Nesse sentido, o argumento de vendas é por definição, o esclarecimento de questões e dúvidas que certamente são comuns em qualquer mercado. Como um agente persuasivo, o vendedor apresenta fatos e explica o que significam as evidências mercadológicas que caracterizam os produtos e serviços.

O argumento de vendas efetivo não deve ser pensado como um confronto. Para criar convicção genuína, é necessário transferir o seu conhecimento no assunto de maneira gradual ao cliente. Não é algo que acontece em apenas dois minutos. Tenha em mente que, aos poucos, todos os argumentos que você apresentar confirmarão a sua certeza em relação aos tópicos levantados pelo cliente.

O argumento de vendas, supondo que você já conhece bem o mercado em que atua, deve ser apresentado de maneira a ser validado pelo cliente sem contestação. Isso só ocorrerá se o vendedor estiver bem abastecido com as principais informações do mercado. No caso do segmento de motopeças, será necessário estudar, por exemplo, como a variação do dólar impacta nos preços, bem como os obstáculos burocráticos acarretados pela logística e até sobre o processo dos pedidos de produtos que certamente existe por uma boa razão: garantir a execução plena e organizada do trabalho.

Se o diálogo não é um debate, então não há motivo para acreditar que um dos lados deve sair vitorioso na conversa. Se você estiver bem abastecido com informações da concorrência, das especificações de suas peças e produtos, e dos critérios que afetam o preço de seus produtos, suas conclusões serão validadas pelos consumidores.

Por último, para fortalecer a certeza de seu argumento, e garantir que você não tenha conclusões com base em informações desatualizadas ou equivocadas, converse com seu fornecedor e faça todo tipo de pergunta relacionada ao negócio. Mesmo após anos de parceria e conversas, sempre haverá transformações dentro das empresas que não são necessariamente comunicadas com clareza. Estar certo sobre a gestão de um negócio é tão primordial quanto a construção de um argumento de vendas eficiente.

Com investimentos em pesquisas e novas tecnologias, a Controlflex, como indústria (OEM), busca projetar e desenvolver os melhores sistemas e cabos de acionamento mecânico do mercado, e como importadora (Aftermarket), realizar a importação e comercialização de peças para motocicletas buscando sempre atender as necessidades dos clientes.