Vamos ser francos. Para manter um bom relacionamento entre fornecedores e clientes, as duas partes devem colaborar. Um cliente que constantemente gera problemas e dor de cabeça, não contribui para o bom funcionamento do trabalho e só atrapalha a vida de todos os envolvidos.

É perfeitamente conveniente que um cliente seja exigente quanto ao serviço, mas também não precisa ser inflexível com as práticas que existem no mercado de reposição de peças de motos ou de qualquer outro segmento.

Com o objetivo de otimizar o trabalho de todos, veja a seguir algumas dicas válidas que valorizam a parceria e aprimoram o desempenho do serviço prestado por fornecedores:

  1. Sempre pague no prazo combinado

Esse é um ponto que muitas vezes gera estresse desnecessariamente. Se os valores do contrato já foram estabelecidos, e o prazo já é de conhecimento de todos, então não há razão para mudar as regras do jogo por conta própria. Se o atraso ocorrer com frequência, e você quiser renegociar termos mais favoráveis para o pagamento, chame os seus fornecedores para uma conversa e explique o que está ocorrendo. Todos ganham quando essa regra simples é cumprida.

  1. Negocie prazos compatíveis

Você deve entender como funciona o processo logístico de encomenda, produção e desenvolvimento de um produto até a entrega em seus domínios. As encomendas não são entregues imediatamente. Existe um procedimento que é seguido rigorosamente e que justifica o tempo útil para realizar a entrega. Antes de ligar para efetivar uma solicitação ao seu fornecedor, faça o possível para planejar um prazo compatível com as suas necessidades e o processo de entrega.

  1. Personalize o relacionamento

Você se surpreenderia com a diferença entre um relacionamento corporativo baseado em interações feitas por telefone ou e-mails e com as que são realizadas cara a cara. Lembre-se de visitar regularmente o escritório de seu fornecedor. Faça questão de se mostrar interessado com o trabalho que ocorre ali. Você certamente será lembrado dessa maneira.

  1. Compartilhe informações

Mantenha os seus fornecedores informados sobre o que está acontecendo em sua empresa. Conte sobre as mudanças e ações que você está promovendo e explique o que está precisando e como planeja atingir os seus objetivos.

Desenvolver bons relacionamentos com fornecedores não é um processo complicado. Seja comunicativo, esclareça as suas necessidades, trate-os com justiça e pague no prazo combinado.

Com Entrepreneur