Para gerenciar o seu inventário de maneira eficaz, você precisa manter o controle de quantas vezes ele “se movimenta”. Isto significa que você deve controlar quantas vezes você vende o seu inventário em sua totalidade.

Ao determinar a frequência com que você movimenta o inventário em um mês, você aprende a pedir apenas a quantidade certa de produtos de reposição. Essa regra é bem válida para peças de reposição de motocicletas. Você pode perceber, por exemplo, que peças como a biela do motor, ou os cabos de acelerador da moto, possuem maior saída do que outras peças. Nesse caso, o gerenciamento de inventário ajuda a manter seu orçamento sob controle. Veja o que fazer para gerenciar o seu inventário com mais eficácia:

Avalie o tipo de inventário que você mantém

Se você fabrica produtos, você deve ter matérias-primas no estoque para prosseguir com a fabricação do bem. Se você é um comerciante, você precisa abastecer corretamente os produtos que possuem maior procura no mercado.

Tendências de mercado

Se alguns itens estão vendendo mais do que outros, procure priorizar os bens e produtos que possuem maior probabilidade de venda, excluindo aqueles que não são tão exigidos.

Considere a quantidade de espaço de armazenamento que você tem

Determinar a quantidade de bens que você precisa para manter em estoque e o tempo que leva para ser entregue ao seu estabelecimento. Prefira manter quantidades menores se os suprimentos estão prontamente disponíveis. Mantenha um estoque maior se o reordenamento e a entrega leva tempo. Planeje a quantidade que você precisa para receber descontos em grandes encomendas.

Acompanhe o seu inventário, manualmente ou com um sistema informatizado

Organize cada item, observando a descrição, valor e a relação de fornecedores. Mantenha notas sobre quanto tempo leva para reabastecer cada item.

Não faça pouco caso da segurança de seus itens

Tome medidas para manter o seu inventário seguro de ladrões. Fique atento para qualquer sinal de roubo de empregados também. Preferencialmente mantenha seu inventário em um local seguro que tem acesso limitado somente àquelas pessoas responsáveis ​​pela gestão do inventário.

Com Small Business