Encontrar fornecedores confiáveis é vital para o sucesso de um negócio, principalmente para empresas do setor automobilístico que precisam garantir a continuidade do trabalho. A atividade de coordenar esses fornecedores não é tarefa fácil e exige esforço para construir um relacionamento corporativo forte; por meio de negociações, colaboração, gestão e análise de desempenho.

A verdade é que uma gestão produtiva precisa começar a partir do momento em que o fornecedor é escolhido. O sonho de qualquer empresário do setor é conseguir selecionar rapidamente empresas que ofereçam serviços e produtos de qualidade e que atendam às demandas sem atrasos. Além de possuir a certificação necessária nas peças de reposição – ou no caso da Controlflex, soluções de cabos de comando -, é extremamente desejável que a empresa fornecedora siga o contrato à risca, atendendo aos requisitos comerciais acordados na negociação.

Para otimizar a gestão de seus fornecedores, faça questão de encontrar pessoalmente os principais contatos e entender como eles trabalham. Durante reuniões de alinhamento, questões como se há um planejamento para expansão ou o impacto de novos empreendimentos devem ser levantadas. É importante ficar atento a oportunidades para melhorar as condições do contrato na hora de realizar uma renovação com base no desempenho do fornecedor ao longo dos serviços prestados no último ano.

A gestão efetiva começa primeiramente ao realizar uma análise profunda da logística do próprio trabalho realizado. Antes de cobrar o fornecedor, é fundamental entender qual é o cronograma seguido dentro da empresa, custos dos processos e estratégias adotadas para atuar no mercado.

O ideal seria investir em um sistema de controle que possa registrar e monitorar todos os produtos. Esse sistema preferencialmente deve incluir os mínimos detalhes das transações, para garantir o controle do fluxo financeiro e prevenir erros nas entregas.

Por fim, as considerações mais comuns ao avaliar a qualidade de um fornecedor devem passar por algumas questões:

Preço – Você está conseguindo o melhor preço? O seu fornecedor privilegia a parceria com descontos ou termos favoráveis?

Qualidade – Você está satisfeito com a qualidade dos produtos?

Inovação – O seu fornecedor informa com frequência o lançamento de novos produtos que possam ajudar o seu negócio?

Entrega – O seu fornecedor é pontual? As condições de entrega sofrem atrasos?

unidade de negócio OEM da Controlflex atua na fabricação industrial voltada para projetos de cabos de acionamento mecânico. A Controlflex fornece desenvolvimento de cabos especiais e definidos conforme necessidade. Sua capacidade de fabricação hoje se destaca como uma das maiores do mercado no país, inserida nos segmentos: agrícola, motociclístico, automotivo leve e pesado.

Com Infoentrepreneur