A dúvida sobre comprar peças de automóveis por um fabricante OEM ou aftermarket é uma questão tão antiga quanto a própria invenção do automóvel. No caso dos cabos de comando a dúvida também é pertinente.

Os fabricantes OEM e aftermarket sempre atestam que suas peças possuem as mesmas especificações dos produtos genuínos em razão da fabricação seguir o mesmo padrão de engenharia utilizado nas linhas de produção das montadoras. Isso implica cada detalhe e característica técnica do cabo, incluindo todos os componentes que são utilizados pelas máquinas que fabricam as peças originais; atendendo aos mesmos requisitos de durabilidade do original no que diz respeito à espessura e resistência à tração.

As peças de fábrica originais são anunciadas como as melhores opções disponíveis no mercado de reposição. No entanto, quando o assunto é optar por um fabricante OEM ou aftermarket, existem questões que pairam no ar ao fechar um acordo comercial.

Por um lado, as peças OEM fornecidas por distribuidores geralmente possuem margens de lucro significativamente altas, mas possuem as exatas dimensões das peças que foram originalmente instaladas no veículo quando foi construído. No caso dos cabos de acionamento mecânico, a fabricação OEM pode ser feita pela própria montadora ou por um fornecedor contratado para construir o cabo, tornando sua produção reconhecida pela montadora como original ou genuína. A expressão “OE” (significando “equipamento original”) é usado no mercado com a mesma frequência para se referir a uma peça considerada original ou autêntica.

Por outro lado, peças produzidas por fabricantes aftermarket não possuem, na verdade, a autenticação do equipamento original em linhas de montagem de automóveis ou motocicletas, mas são projetados para atender às especificações do fabricante quando se trata de aparência, dimensões e funções. Em outras palavras, as peças se assemelham às originais, podendo inclusive apresentar melhorias sobre os projetos OEM. Fabricantes respeitáveis que atuam no aftermarket ​​vão apoiar os seus produtos com uma garantia contra falhas durante o uso normal contra possíveis defeitos de fabricação.

unidade de negócio OEM da Controlflex atua na fabricação industrial voltada para projetos de cabos de acionamento mecânico. A Controlflex fornece desenvolvimento de cabos especiais e definidos conforme necessidade. Sua capacidade de fabricação hoje se destaca como uma das maiores do mercado no país, inserida nos segmentos: agrícola, motociclístico, automotivo leve e pesado.

Com Carid