O gerente que é responsável por garantir que todos os processos de uma empresa funcionem corretamente, precisa também mensurar os resultados de sua gestão no que tange à redução de gastos. Ou seja, não adianta acreditar que está tudo acontecendo como deveria se na realidade os processos são burocráticos e o rendimento está aquém do que foi previsto.

Em um mercado tão disputado quanto o de reposição de motopeças, não há como escapar da revisão de todos os itens que compõe o ciclo de trabalho e que envolve todos os departamentos da empresa. Se a revisão e o monitoramento dos processos acontecem com mais regularidade, as chances são maiores de identificar erros que podem ser corrigidos e calibrar os gastos de modo a aprimorar a gestão. Veja alguns tópicos para se atentar ao gerenciar corte nos gastos e controle da gestão financeira:

Você sabe quais são os custos relacionados ao serviço para o cliente? Embora seja complicado mensurar previamente o valor de cada real investido, é perfeitamente possível medir o retorno do serviço prestado ao cliente. Você só saberá o valor de investimento em cada departamento após receber os resultados no final do mês.

Você sabe quais são os custos associados ao serviço de transporte? Qual é o custo total de transferir os produtos de um local para outro? Os custos de manter um galpão? Nesse ponto você percebe a importância de aumentar ou diminuir o número de depósitos.

Quais são os custos relacionados às solicitações de encomenda? Esses são os custos associados em processar todas as solicitações dos clientes.

Quais são os custos da quantidade de lotes encomendados? Aqui, por exemplo, você deve verificar se há vantagem em comprar uma grande quantidade de produtos para ganhar um desconto, ou se esses produtos ficarão armazenados desnecessariamente.

Quais são os custos de armazenamento de inventário? Quanto você paga para guardar todos os itens diariamente?

Por fim, o tempo é um dos fatores mais importantes a se considerar na gestão de todo a gestão financeira. Quanto tempo, em média, leva para processar os pedidos? A importância aqui é minimizar o tempo gasto para concluir todas as solicitações dos clientes e das demandas que existem dentro da empresa.