Com tantas novas tecnologias e uma evolução constante, fica cada vez mais difícil prever um futuro, visto que, ao que parece, ele já chegou.

A indústria automotiva não aparenta ter cansado de evoluir, tendo em vista a velocidade com que novos modelos são lançados, trazendo tecnologias que até outro dia eram tidas como impossíveis de serem postas dentro de um carro. Tela touchscreen de 10 polegadas no meio do painel? Já existe. Motores elétricos que levam o carro por mais de 400 km sem recarga? Já existe. Carros autônomos que não necessitam de um motorista para trafegar? Pasmem, já existe também.

Com tantas novidades é normal nos perdermos em meio a elas, ficando muitas vezes em dúvida se aquilo é real ou não. Para te ajudar, separamos algumas das últimas tecnologias lançadas no mercado automotivo para você se atualizar e já começar a economizar, afinal, lembre-se, a tecnologia tem seu preço.

Controle os bancos sem encostar neles

No novo Land Rover Discovery, apresentado na última semana durante o Salão de Paris, a terceira fileira de bancos do veículo pode ser rebatida sem que o condutor tenha que encostar em nada do carro. Um aplicativo, que funciona em celulares e tablets, faz o trabalho sem o menor esforço.

discovery

Airbag para Pedestres

Que a Volvo é uma marca preocupada com segurança todos já sabem, mas a marca inovou ao lançar em seu hatch V40 um airbag para pedestres. O airbag funciona a partir de uma série de sensores na dianteira do veículo que, em caso de colisão, levantam parcialmente a tampa do capô, de onde é aberta uma bolsa de ar, minimizando o impacto do pedestre com o veículo. Quer saber o detalhe? Essa “novidade” foi lançada em 2013 e já circula pelo Brasil há alguns anos.

v40

Retrovisores Digitais

Sabe quando você está dirigindo e a pessoa sentada no banco traseiro obstrui sua visão? Então, a General Motors pensou nisso e criou um retrovisor totalmente digital que, conectado a uma câmera instalada na parte de trás do veículo, oferece uma imagem que independe da altura e da posição dos passageiros. A inovação deve ser oferecida em modelos da Cadillac e no elétrico Bolt.

bolt

Para-brisa inteligente

Embora já exista desde os anos 90, atualmente o Head-up Display oferece muito mais tecnologia e comodidade ao motorista. A ideia é simples, as informações vitais do veículo são projetadas no para-brisa, evitando assim que o motorista perca tempo direcionando seu olhar para o painel. Atualmente o BMW 750i possui um tão tecnológico que pode, inclusive, ler as placas de velocidade da via.

750i