O valor de uma parceria bem sucedida não tem preço. Para uma parceria entre fornecedor e cliente ser considerada bem sucedida, é necessário que todas as principais vantagens competitivas sejam oferecidas e praticadas de maneira equilibrada. No segmento de cabos de acionamento mecânico, a fabricante deve poder conciliar custos baixos, sistema de produção baseado no modelo Just-in-time de modo a atender a demanda e necessidade do cliente, além da agilidade na entrega dos produtos solicitados.

Manter o programa industrial é essencial para que as atividades continuem operando a plenas condições, visto que o ponto fundamental na relação entre fornecedor e cliente é a confiança estabelecida desde o primeiro dia. Uma relação inconsistente com aquilo que foi combinado durante as negociações, e inclusive com aquilo que foi acertado nos termos de contrato, certamente afeta o vínculo de dependência entre ambas as partes.

Geralmente, quando um cliente já conhece bem o seu fornecedor – e as particularidades do processo (solicitações, fabricação, entrega) – em razão das constantes necessidades de corte nos gastos, impactadas principalmente pelas crises no mercado, o cliente assume o compromisso de negociar a redução no custo dos serviços por parte do fornecedor.

O empenho do cliente em diminuir custos majoritariamente envolve uma ampla análise detalhada na qual os gestores esmiúçam quais pontos podem e devem receber menos investimentos e quais serão mantidos. Contudo, o custo de um serviço não deve ser o único ponto a ser considerado. Executivos sabem que vários parâmetros são necessários para avaliar as condições de continuidade ou ao firmar um contrato com um novo fornecedor. Alguns desses critérios incluem a qualidade dos produtos fornecidos ou o conjunto que revela a performance de entrega, e por fim, o impacto de um trabalho bem (ou mal) realizado para o futuro do negócio.

Por outro lado, quando o cliente ainda não está a par das qualidades e da segurança apresentadas por um novo fornecedor, ele ainda passará pelas primeiras etapas que vão definir se o serviço está sendo bem executado e se valerá a pena renovar o contrato.