Não é incomum que consumidores procurem por falsificações no lugar dos itens originais por acreditarem que estão levando a mesma qualidade por um preço muito mais baixo do que encontram no mercado. Esse hábito infelizmente é disseminado com muita facilidade.

No mercado de motopeças essa realidade é muito grave. Peças de motos falsificadas não seguem as normas de certificação que garantem a longevidade e o desempenho dos produtos originais. Peças de motos falsificadas não só afetam a operação da motocicleta, potencialmente reduzindo a vida útil das outras peças, e na pior das hipóteses, levando a uma quebra total, podendo causar um acidente sério, mas também arranha a reputação do comerciante que vendeu o produto e resolveu encomendar lotes que não possuem credibilidade alguma no mercado.

As empresas legítimas que fabricam as partes originais e organizações voltadas para o mercado de reposição gastam bilhões em desenvolvimento e produção, aperfeiçoamento da marca, programas de serviço e de formação para os clientes, entre outras atividades profissionais e legalizadas. As pessoas que arriscam comprar peças com origem duvidosa acham que estão levando vantagem, mas na realidade correm o sério risco de sair no prejuízo por levar produtos sem garantia ou qualidade inferior aos que possuem certificação comprovada.

Existe também a possibilidade de que o indivíduo compre produtos falsificados acreditando se tratar dos originais. Para não se enganar, confira algumas maneiras de detectar as falsificações:

-Inspecione a embalagem

Se parecer frágil ou não mostrar o nome ou o logotipo da marca é porque provavelmente é falso. Observe também as palavras com erros ortográficos no pacote. Fique atento aos detalhes da embalagem pois os falsificadores usam frequentemente os tipos, cores e desenhos gráficos que são muito semelhantes à marca legítima.

-Se o preço é demasiado bom para ser verdade, cuidado

As diferenças de preços para os produtos vão ser percebidas entre regiões diferentes, mas se você notar uma diferença extrema no preço de uma peça em comparação com a de outro fornecedor, fique atento pois pode se tratar de uma falsificação.