Quando foi primeiramente implementado no Japão na década de 1970, o conceito do Just In Time (JIT) marcou radicalmente o processo de fabricação industrial. O novo modelo de produção contribuiu para reduzir o desperdício através do fornecimento de peças apenas quando fossem encomendadas.

O JIT eliminou a necessidade de manter estoques em cada fase do processo, o que resultou em uma enorme economia para as empresas. O JIT apresenta outras vantagens também, pois envolve a força de trabalho muito mais diretamente no controle de suas próprias necessidades de inventário, permitindo que uma variedade de modelos possa ser produzida sobre a mesma linha de montagem simultaneamente. Antes de sua introdução, as linhas de montagem eram capacitadas para operar apenas um modelo de cada vez.

O Just-in-time é tanto uma filosofia quanto um sistema integrado de gestão da produção que é praticado pela maioria das grandes indústrias internacionais.

No processo de fabricação para cabos de comando funciona da mesma maneira

Se forem produzidas apenas a quantidade de cabos que foram encomendados, então não há espaço para falhas. Para o sistema Just In Time funcionar, muitos elementos fundamentais devem estar regulando corretamente – produção consistente, recursos flexíveis, qualidade extremamente alta, máquinas operando sem quebras ou interrupções, fornecedores confiáveis e muita disciplina para manter todos os outros elementos funcionando adequadamente.

O modelo de produção Just In time ajuda as empresas a serem mais eficientes e competitivas no modo como lidam com suas cadeias de abastecimento e utilizam suas peças para montar os produtos de acordo com o pedido feito por seus clientes. Uma cadeia de produção mais eficiente gera redução de custos em todo o processo de fabricação, proporcionando custos mais baixos que podem ser repassados para o cliente.

Garantir a satisfação do cliente

A implementação do modelo de produção just-in-time permite, por fim, que as empresas atendam seus clientes de maneira mais rápida e mais eficiente. As empresas que utilizam o modelo just-in-time, como é o caso da Controlflex, possuem um maior nível de controle sobre todo o processo de fabricação, tornando mais fácil responder rapidamente quando as necessidades dos clientes mudam.