Existem muitos fatores que influenciam o sucesso de empresas que atuam no mercado de reposição de motopeças. A demanda cresce na mesma proporção dos desafios enfrentados pelos principais fornecedores. A verdade é que apesar do ambiente externo ser caótico e igual para todos, existem empresas que conseguem se sobressair.

É claro que há gestores mais bem preparados e com mais experiência para lidar com as dificuldades do setor, mas ainda assim, uma gestão eficiente não cai no colo de apenas um indivíduo. Uma gestão bem sucedida é composta por inúmeros departamentos, que por sua vez constituem vários profissionais qualificados em diversas capacitações.

Em 2015, em meio às incertezas que ditaram o cenário macroeconômico brasileiro, algumas estratégias no setor de motopeças funcionaram perfeitamente para algumas empresas que se prepararam para enfrentar as dificuldades do mercado ao longo do ano. Confira a seguir quais ações que podem servir de lição para o próximo ano e contribuir para solidificar uma empresa no mercado de motopeças e fabricação de cabos de comando.

Redução de custos corporativos

Existem muitos processos em uma organização que podem ser otimizados de modo a colaborar para a redução de custos. É comum, após análise, identificar os processos que impactam negativamente o andamento do trabalho e que poderiam ser facilmente alinhados. Podem ser ações que só são percebidas após uma reavaliação de todas as atividades, como os desperdícios de recursos, ou do tempo gasto com atividades infrutíferas e que roubam tempo valioso dos profissionais.

Investimento em tecnologias

Sem apoiar-se em ferramentas modernas de gestão, dificilmente uma empresa consegue se manter competitiva no mercado. Um dos principais entraves para a agilidade na conclusão de vendas de produtos está relacionado às etapas que constituem esse processo. A burocracia para confirmar pedidos e preencher a papelada é um dos maiores obstáculos para uma empresa que preza pela rapidez no trabalho. Nesse sentido, é importante investir e aprimorar o sistema responsável por gerenciar todas as etapas de vendas por representantes e vendedores parceiros.

Consistência no atendimento e contrato

Mesmo que todos enfrentem contratempos ao longo do trabalho, é a avaliação da consistência que irá confirmar a qualidade de uma empresa. O quadro completo dessa avaliação inclui a credibilidade firmada pela transparência da organização em todos as comunicações realizadas durante o período e os acordos efetivados durante o contrato.

Com investimentos em pesquisas e novas tecnologias, a Controlflex, como indústria (OEM), busca projetar e desenvolver os melhores sistemas e cabos de acionamento mecânico do mercado, e como importadora (Aftermarket), realizar a importação e comercialização de peças para motocicletas buscando sempre atender as necessidades dos clientes.