Fornecedores de soluções em equipamentos para o setor automotivo se adaptam para atender às novas demandas das montadoras. No que se refere a fabricação de cabos de acionamento mecânico para o segmento agrícola, existe uma clara preferência por fornecedores que ofereçam as melhores condições do mercado.

A exigência desse segmento está no fato de que as montadoras necessitam contar com fornecedores que cumpram com o prazo de entrega dos cabos conforme estabelecido no contrato. O atraso não só compromete o rigoroso sistema de processos e cronograma da linha de produção da montadora, mas impacta também em perda de competitividade no mercado, já fragilizada em razão da crise econômica que se alastrou em todos os principais setores da indústria nacional.

As especulações sobre processos de transição na gestão das empresas que atendem a esse setor são razões suficientes para despertar insegurança na eficácia das atividades. Para as montadoras, o risco do não cumprimento da entrega de cabos de comando, ou qualquer outro produto pactuado por contrato, traz à tona novas buscas por fornecedores que possam apresentar opções mais viáveis e seguras para o fornecimento às linhas de montagem.

Além do comprometimento com a entrega dos produtos dentro do prazo estabelecido, existe também uma segunda instância referente a expertise superior na fabricação de cabos de comando para o mercado agrícola. A atuação industrial, nesse sentido, por parte dos fornecedores, está em oferecer experiência na fabricação de cabos PUSH e também PUSH PULL, flexíveis para comando mecânico e que tem como principal característica a transmissão de esforços tanto de tração como de tração e compressão. A fabricação desses tipos de cabo exige maior esforço técnico de concepção do produto, desenvolvido por profissionais qualificados e experientes.

Por último, as soluções em desempenho de cabos de comando para o mercado agrícola também devem estar associadas a certificações de qualidade. O fornecedor deve aplicar, a partir da gestão da qualidade de seu processo produtivo, um sistema que visa otimizar diversos processos dentro da empresa, evidenciando a preocupação com a melhoria contínua da fabricação dos produtos. Como fornecedor do segmento, a empresa deve atribuir aos seus processos os requisitos do sistema de qualidade para projeto, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria.