A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), informou que as vendas de implementos rodoviários em janeiro cresceram 53,1% em comparação com o mesmo período de 2017.

Segundo balanço divulgado, no mês de janeiro o mercado entregou 5,331 mil unidades, tendo o segmento pesado (reboques e semirreboques) 2,391 mil emplacamentos, alta de 62,99%. E o setor leve (carroceria sobre chassis) 2,940 mil produtos, um aumento de 45,91%.

Este resultado trouxe indícios de uma recuperação do segmento, após 4 anos de números negativos.

 “O primeiro mês do ano costuma ser um período de vendas menores, porém estamos saindo da crise e o reflexo é esse desempenho elevado em comparação ao exercício anterior”, afirma o presidente da Anfir, Alcides Braga.

A associação ainda espera melhoras no desempenho da categoria de leves devido aos possíveis efeitos proporcionados pelas recentes alterações feitas pelo BNDES com a circular 43, na qual o banco ampliou as condições da linha Finame de 80% para 100% o valor financiável do produto para micro, pequenas e médias empresas.

Ao que tudo indica, a retomada gradativa das vendas de implementos acompanha a volta do crescimento de caminhões, como você pode ver aqui e reflete a confiança na retomada econômica do país.