A melhor maneira para controlar o fluxo financeiro de uma empresa é por meio de um planejamento que revisa regularmente as previsões sobre a movimentação do fluxo de caixa ao longo do ano. Essa revisão pode ser efetuada semanalmente, dependendo de cada caso. Confira a seguir algumas dicas para saber melhor como você pode controlar o fluxo financeiro de sua empresa:
Estabelecer condições de pagamento claras
É importante estabelecer condições de pagamento claras desde o início. Se você não conhecer as condições de pagamentos que foram combinadas, é difícil saber quando você terá o dinheiro em mãos.
Mande a fatura rapidamente
Alguns fatores que influenciam o fluxo de caixa podem ser providenciados pela própria empresa, incluindo quando enviar a fatura. Se você esperar duas semanas para enviar a fatura depois que o trabalho foi concluído, obviamente vai demorar mais duas semanas antes que o dinheiro chegue em sua conta bancária.
Facilite o pagamento para os clientes
Os pagamentos devem ser facilitados para todos os clientes, o tanto quanto for possível.
Use a tecnologia para gerenciar o fluxo de caixa
A tecnologia pode tornar a gestão financeira muito mais fácil. Dependendo do tamanho do seu negócio, uma ferramenta que organiza todos os itens pode vir a ser um recurso extremamente benéfico para trabalhar de forma mais eficaz, liberar tempo, e manter um melhor controle do financeiro.
Não se concentre no lucro, mas no fluxo de caixa
Se o seu fluxo de caixa estiver em ordem, o seu lucro também vai estar. Muitas empresas não passam de um ano pois se concentram apenas nos lucros estimados. É possível tornar um negócio rentável, mas é necessário garantir que tenha um bom fluxo de caixa para sobreviver em tempos de crise.
Treine um funcionário para monitorar o fluxo
Algumas pequenas empresas podem designar uma pessoa dedicada para monitorar o dinheiro que entra e sai.
Com The Guardian